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TICL - Teste de Identificação de Competências Linguísticas (2004)

/PEN

TICL

Autor: Fernanda Leopoldina Parente Viana (Universidade do Minho)
População: Crianças na Idade Pré-Escolar Classificação: B
Versão: Portuguesa Tempo de Aplicação: Variável
Aplicação: Individual na Formas Informatizada Idade: 4-6 anos

Descrição Técnica

 

Principais vantagens   

  • Permite a identificação das competências linguísticas das crianças
  • Identifica as crianças em risco
  • Aplicação individual nas formas papel ou informatizada

Principais características

O T.I.C.L. apresenta-se na versão: PAPEL+CD. A versão informatizada estará personalizada com o nome da Instituição, Gabinete ou Técnico e permite a aplicação integralmente via computador em ambiente amigável para a criança.

O T.I.C.L. é uma prova de linguagem expressiva, lançada em Março de 2004, que visa a identificação de competências linguísticas em 4 vertentes:

  • o conhecimento lexical;
  • o conhecimento morfo-sintático (domínio de regras morfológicas básicas, como a concordância género/número; a construção do pretérito perfeito; a formação de plural e de graus de adjetivos; a compreensão de estruturas complexas);
  • a memória auditiva para material verbal;
  • a capacidade para refletir sobre a linguagem oral.

Identifica as crianças em risco de apresentarem dificuldades em aceder à linguagem escrita, mas não identifica as crianças com um ótimo desenvolvimento linguístico. Também não fornece idade linguística.

Identificação das Provas

I Parte – Conhecimento Lexical (64 itens)

A. Nomeação de partes do Corpo (Partes do Corpo)

B. Nomeação de objectos (Objectos)

C. Identificação de verbos que definem acções (Verbos)

D. Nomeação de elementos pertencentes a determinado campo semântico (Categorias)

E. Explicitação de funções (Funções)

F. Utilização de Locativos (Locativos)

G. Nomeação de cores (Cores)

H. Explicitação de opostos (Opostos)

II Parte – Regras Morfológicas (27 itens)

I. Concordância Género-Número

J. Pretérito Perfeito (Pretérito)

L. Plurais (Plurais)

M. Graus de Adjectivos

N. Compreensão de Estruturas Complexas

III Parte – Memória Auditiva (19 itens)

O. Repetição de Pseudo-palavras, palavras, frases e cumprimento de ordens (Repetição)

P. Sequencialização Narrativa  

IV Parte – Reflexão sobre a Língua (24 itens)

Q. Avaliação da Correção Sintática dos Enunciados (Avaliação da Correção)

R. Segmentação de frases em palavras e de palavras em sílabas (Segmentação)

S. Identificação Auditiva de sílabas iniciais e finais (Identificação Auditiva)           

 

Objectivos

  1. Avaliar as dimensões da linguagem mais fortemente correlacionadas com a aprendizagem da leitura, de modo a constituir um instrumento de identificação de crianças em risco de poderem apresentar dificuldades em aceder à leitura e à escrita;
  2. Fornecer aos educadores informação útil para a orientação metodológica do seu trabalho no sentido do desenvolvimento de competências emergentes de leitura e escrita;
  3. Permitir aos professores orientar a sua prática no sentido do desenvolvimento de aptidões para a leitura.

Requisitos do Sistema e Características da Aplicação

  • Sistema Operativo MS Windows XP / Vista / 7 / 8 / 10
  • 30 MB de espaço em disco
  • Funcionamento em monoposto
  • Porta USB livre

 

Descrição Física

O teste TICL é constituído pelo seguinte material:

  • Manual de Aplicação
  • 1 Caderno de Administração
  • 25 Cadernos de Registo de Respostas
  • 1 Lápis
  • 1 Ponteiro
  • 1 Cartolina A4
  • 1 Berlinde
  • CD para aplicação via computador

 

Preço (ao preço indicado acresce IVA à taxa de 23%)

Descrição

Referência

Preço €

T.I.C.L.- Teste de Identificação de Competências Linguísticas

TE002AP

245,16

Chave USB de Proteção (caso ainda não possua nenhuma)

CHEDPR

52,50

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Última actualização: 16.01.2017