EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

 

 

 

STROOP - Teste de Cores e Palavras

Novo

Correção Manual

Stroop

Autores: Sara Fernandes
População: Adultos Classificação: C
Versão: Portuguesa Tempo de Aplicação: +/- 10 min
Aplicação: Individual Idade: + 25 anos (permite a avaliação de sujeitos a partir dos 15 anos desde que sejam tomadas as medidas necessárias na análise dos resultados)

Descrição Técnica

 

Teste que permite detetar problemas neurológicos e cerebrais, avaliando os efeitos de interferência entre os dois hemisférios cerebrais. O STROOP poderá ser utilizado em diversas situações clínicas (p.e., lesões cerebrais, demência, psicopatologia, etc.) independentemente do nível cultural do sujeito.

 

As tarefas requeridas implicam a identificação de cores e de palavras. Estudos realizados com estes estímulos comprovaram que dificuldades ao nível da leitura das palavras podem dever-se a eventuais danos no hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto que o hemisfério direito está mais relacionado com a identificação de cores.

 

O Teste de STROOP é constituído por três tarefas: leitura de palavras, nomeação de cores e identificação da cor em que está escrita cada palavra, sem ter em conta o significado da mesma. Para além dos resultados obtidos em cada uma destas tarefas, o examinador pode ainda calcular uma pontuação indicadora do efeito de interferência.

 

Descrição Física

O teste STROOP é constituído pelo seguinte material:

  • Manual Técnico
  • Folha de Registo
  • Cartões Estímulo

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Última actualização: 15.10.2015