EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

 

 

 

PLINC - Provas de Avaliação de Linguagem Complexa
PLINC
Autor: Maria Emília Santos, Bruna Neto, Sara Loff, Carmen Velez e Gabriela Leal 
População: Adultos Classificação: A
Versão: Portuguesa Tempo de Aplicação: 20 min
Aplicação: Individual Idade: + 40 anos

Descrição Técnica

As PLINC destinam-se a avaliar a linguagem oral complexa no indivíduo adulto. Avaliam a Compreensão e Expressão, quer no respeitante à adequação das repostas dadas, quer à velocidade do processamento. São constituídas por cinco testes, três de Compreensão (Provérbios, Decisão Semântica e Expressões Idiomáticas) e dois de Expressão (Definição de Palavras e Criação de Frases). A sua validação foi efetuada numa vasta população de controlo, sujeitos sem lesão cerebral, com idade superior a 40 anos e vários níveis de escolaridade.

Objetivos

O campo de aplicação das PLINC é variado, mas destinam-se, essencialmente, a avaliar situações em que há suspeita de perturbação da linguagem, como em casos de recuperação da afasia ou na fase inicial de processos neurodegenerativos.

As aplicações clínicas já realizadas, junto de “ex-afásicos” e de pessoas com lesão cerebral do hemisfério direito, demonstraram o interesse destas Provas para a identificação de perturbações da linguagem mais subtis, não detetadas por outros meios de medida. Será um instrumento útil para todos profissionais que trabalham na área da cognição e da linguagem, nomeadamente para os terapeutas da fala.

Descrição Física

As PLINC são constituídas pelo seguinte material:

  • Manual
  • Formulário de registo

 

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Última actualização: 30/06/14