EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

 

 

 

PCIS - Prova Cognitiva de Inteligência Social
Papel e Lápis
PCIS
Autor: Adelinda Araújo Candeias    
População: Adolescentes Classificação: C
Versão: Portuguesa Tempo de Aplicação: Variável
Aplicação: Individual/Coletiva Idade: 12-17 anos

Descrição Técnica

 

A Prova Cognitiva de Inteligência Social avalia a habilidade dos jovens para resolver problemas em situações de relação com os outros (ou seja, de caráter interpessoal). Trata-se de uma prova que permitirá fazer um diagnóstico das necessidades e capacidades dos jovens para lidar com situações interpessoais, ao mesmo tempo que facilita a identificação dos jovens que têm boas competências para solucionar problemas interpessoais, liderar processos de comunicação e mediar conflitos.

O formato de apresentação da prova, que inclui imagens que representam acontecimentos da vida quotidiana, é uma característica aliciante para os jovens e tem-se revelado fundamental para a eficácia e a validade das análises realizadas pelos psicólogos. Através desta metodologia é possível obter informação precisa acerca das características do funcionamento cognitivo, emocional e comportamental dos jovens, em situações de interação.

São 4 os resultados obtidos com a PCIS: Índice de Resolução de Problemas em Situações Sociais; Índice de Motivação para a Resolução de Situações Sociais; Índice de Autoconfiança na Resolução de Situações Sociais; Índice de Familiaridade com a Resolução de Situações Sociais .

Descrição Física

O teste PCIS é constituído pelo seguinte material:

  • Manual Técnico
  • Folhas de Resposta
  • Folhas de Cotação

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Última actualização: 15.10.2015