EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

 

 

 

PARAFASIA - Avaliação e Intervenção em Afasias - Novo

 

Aplicação Informática / Aplicação em papel

Autor: Rui Manuel Carreteiro
População: Crianças (contexto educacional ou clínico) e adultos (perturbações da linguagem oral) Classificação: A
Versão: Portuguesa Tempo de Aplicação: Variável: Destina-se a ser utilizado como instrumento de trabalho ao longo de várias sessões.
Aplicação: Individual/Coletiva

Principais características

O PARAFASIA é um instrumento que permite simultaneamente a avaliação e a intervenção em perturbações da linguagem (Afasias). Apresenta um conjunto de cartões com imagens de diversas categorias (substantivos, verbos) envolvidos em tarefas de discurso, nomeação, repetição e compreensão. Trata-se de um instrumento extremamente útil para psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas da fala entre outros profissionais de saúde envolvidos com os problemas da linguagem falada.

Digital em CD. Contém ficheiros PDF que podem ser impressos sem limitação. Aplicação através dos ficheiros impressos.

 

Descrição Física

O PARAFASIA é constituído pelo seguinte material:

  • 350 Cartões estímulo distribuídos por verbos (100), substantivos (235) e compreensão de histórias (15). Os substantivos abarcam os seguintes temas: alimentos (30), animais (30), objetos (30), profissões (30), cozinha (10), música (10), transportes (10), vestuário (10), higiene (10), corpo (20), sono (10), divisões da casa (10), espaço e tempo (17), cores (8). Cada cartão estímulo pode ser emparelhado com a respetiva palavra (falada ou escrita).
  • Protocolo que visa a realização de várias tarefas com vista à avaliação da fluência, repetição, nomeação e compreensão e respetivo despiste de perturbações da linguagem (afasia de Broca, afasia de Wernicke, afasia de condução, afasia transcortical, afasia global, afasia sensitiva, anomia).
  • Tabela com vista à análise dos resultados (permite indicar o tipo de afasia em função do padrão das dificuldades encontradas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última actualização: 15.10.2015