EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

Home

 

 

 

 

 

 


Notícias

Procedimentos Concursais (Portaria 83-A de 22 de Janeiro de 2009)  

No sentido de adaptar alguns instrumentos de avaliação psicológica às exigências do art.º 10 da Portaria 83-A de 22 de Janeiro de 2009, a EDIPSICO lança as versões P83 dos seguintes testes já existentes no catálogo:

BPRD-p83 - Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial

BTA-p83 - Bateria de Testes de Atenção

ABA-p83 - Aptidões Básicas Administrativas

PMI4-p83 - Provas de Memória Imediata

PMI4C-p83 - Provas de Memória Imediata

As versões P83 contemplam, além das funcionalidades das versões originais, gráficos de acordo com a classificação imposta pelo n.º 3 alínea b) do art.º 18 daquela Portaria e ainda uma conversão em escala percentílica para facilitar a classificação prevista na alínea a).

 

Consulte mais informações nas páginas de cada teste.

 
DRS-2 - Escala de Avaliação da Demência 2 nova versão em Português

A Escala de Avaliação da Demência-2 (DRS-2) fornece uma medida geral de capacidade cognitiva para adultos com alterações neurológicas corticais ou subcorticais de tipo degenerativo. É um dos instrumentos de avaliação de demências mais utilizados, internacionalmente, na prática clínica.

Foi desenvolvida para medir níveis de funcionamento cognitivo baixos, é abrangente em termos de funções cognitivas superiores avaliadas e permite diferenciar diferentes níveis de capacidade em doentes com demência.

É útil na deteção precoce, no diagnóstico diferencial e na classificação de estádio de evolução de demência. Tem uma elevada capacidade de identificação de doentes com demência e simultaneamente tem um baixo nível de falsos positivos. Estudos efetuados demonstram que a DRS-2 é sensível ao declínio cognitivo em doentes com demência grave de tipo Alzheimer e adequada na deteção de défices cognitivos associados com a doença de Parkinson ou para prever alterações nas atividades de vida diária dos doentes de Parkinson.

 

STROOP - Teste de Cores e Palavras - Novo  

Teste que permite detetar problemas neurológicos e cerebrais, avaliando os efeitos de interferência entre os dois hemisférios cerebrais.

A tarefa requerida implica a identificação de cores e de palavras. Estudos realizados com estes estímulos comprovaram que dificuldades ao nível da leitura das palavras podem dever-se a eventuais danos no hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto que o hemisfério direito está mais relacionado com a identificação de cores. A comparação dos resultados obtidos nos três níveis de avaliação permite avaliar os efeitos de interferência no sujeito.

O STROOP poderá ser utilizado em diversas situações clínicas (p.e., lesões cerebrais, demência, psicopatologia, etc.) independentemente do nível cultural do sujeito.

TALC: Teste de Avaliação Linguagem da Criança  

O TALC – Teste de Avaliação da Criança é indicado para crianças dos 2 anos e meio aos 6 anos. Tem como objectivos: identificar crianças que funcionam significativamente abaixo dos seus pares relativamente à linguagem, identificar áreas específicas fortes e fracas e promover evidência do progresso da intervenção.

O TALC avalia as componentes de Compreensão e Expressão da Linguagem nas áreas da: Semântica (vocabulário, relações semânticas e frases absurdas), da Morfossintaxe (frases complexas e constituintes morfossintácticos) e da Pragmática (funções comunicativas). O tempo de aplicação do TALC é de 30 a 45 minutos.

MACQuarrie – Teste de Aptidões Mecânicas nova versão em Português  

Acaba de ser lançado o teste MACQuarrie, com Manual, Cadernos de Aplicação e Grelha de Correção em português.

O MacQuarrie é uma bateria que permite avaliar aptidões como a percetiva e a espacial, assim como a rapidez de execução.

Fazem parte desta bateria as seguintes provas:

  • Traçado

  • Marcação

  • Ponteado

  • Cópia

  • Localização

  • Contagem

  • Labirintos

Os resultados correspondem a pontuações por prova e por total. A soma dos resultados das provas Ponteado, Cópia e Localização permite obter um resultado parcial, que é preditivo do desempenho dos sujeitos em funções mecanizadas.

Rei –Teste de Fluência e Precisão da Leitura  

O Rei é um teste que avalia a Precisão e a Fluência de leitura de crianças entre o 2º e o 6º ano de escolaridade. Pretende traduzir o desempenho de uma criança na leitura em voz alta de um texto. É de aplicação individual, simples e rápida, permitindo caracterizar o desempenho da criança face aos seus pares, tanto em termos de anos de escolaridade como de idade cronológica. A amostra utilizada, apesar de ser limitada a uma região de Portugal, pretende representar algumas características da população escolar portuguesa. Apresenta bons indicadores psicométricos, tanto em termos de fiabilidade como de validade.

Mais informações sobre este teste (aplicabilidade, aferição, etc.) em http://www.edipsico.pt/REI.htm.

 

BANC –Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra - Edição da versão portuguesa em preparação

A BANC é uma bateria de testes neuropsicológicos, simultaneamente abrangente e compreensiva, que viabiliza o exame de importantes funções neurocognitivas: memória, atenção, funções executivas, orientação, motricidade e lateralidade.

Estas funções e aptidões são essenciais à capacidade para aprender (na escola, fora da escola) e ao funcionamento no dia a dia.

Os testes que integram a BANC são representativos do tipo de instrumentos e tarefas mais utilizados em contexto internacional, no exame neuropsicológico de crianças e adolescentes, com idades compreendidas entre os 5 e 15 anos.

BMM - Bateria Multifatorial da Memória - Edição da versão portuguesa em preparação  

A BMM permite avaliar a memória nos processos de armazenamento (memória de curto prazo) e coordenação/ organização (memória de trabalho). Esta bateria diferencia o processamento da memória em função do tipo de conteúdo (verbal ou não verbal). É constuída por 6 subtestes:

  • Dígitos
  • Dígitos Coloridos
  • Letras e Dígitos
  • Espacial
  • Visuo-espacial
  • Setas e números.

Os resultados podem ser interpretados por subteste, por índice (memória verbal e memória não verbal) ou na globalidade.

   
TCL -Teste de Compreensão Leitora - Novo  

A TCL permite avaliar o desempenho em compreensão leitora e a evolução desta competência em crianças do 2º, 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os itens avaliam a compreensão literal, a compreensão inferencial, a compreensão crítica e a reorganização da informação. A prova foi desenvolvida com base num texto inédito que foi concebido de forma a integrar diversas tipologias textuais: narrativa, texto informativo, texto prescritivo e poesia. O cruzamento de diferentes tipologias textuais assegura uma avaliação abrangente da compreensão leitora.

Psicopedagogia - Sala de Exposição  

A Edipsico inaugurou um espaço destinado à exposição de material de Psicopedagogia.

Se este tipo de instrumentos podem ter interesse na sua actividade profissional, teremos o maior prazer em agendar uma visita às nossas instalações onde poderá conhecer algumas novidades da nossa lista de produtos.

Mais informações em: http://www.edipsico.pt/Psicopedagogia.htm

 
DECORE - Avaliação de Riscos Psicossociais - Novo  

O questionário DECORE é constituído por 44 itens e avalia um conjunto de aspetos psicossociais em contexto laboral, permitindo a identificação dos sectores funcionais que possam estar a vivenciar situações de maior risco contribuindo para um menor desempenho profissional e bem-estar pessoal.

Permite avaliar 4 dimensões, nomeadamente, Controlo, Apoio Organizacional, Recompensas e Exigências Cognitivas.

PRP - Prova de reconhecimento de Palavras (Português)  

A PRP é uma prova de reconhecimento de palavras regulares. Avalia a velocidade e a precisão de leitura. Deverá ser utilizada como uma prova de screening.

Esta prova poderá ainda ser útil na avaliação dos efeitos de programas de recuperação.

D2 - Teste de Atenção  

Avaliação de vários aspectos da atenção selectiva e da concentração. O D2 para além de medir a velocidade de processamento do sujeito permite ainda avaliar a qualidade do desempenho e a relação entre a velocidade e a precisão do desempenho.

Este teste poderá ser utilizado em vários contextos, como por exemplo: recrutamento e selecção, educacional, orientação escolar e profissional e neuropsicologia.

SIS - Escala de Intensidade de Apoios - Edição da versão portuguesa em preparação  

A SIS é uma escala que permite identificar o perfil e avaliar a intensidade das necessidades de apoio segundo três dimensões (frequência, tempo diário de apoio e tipo de apoio).

Reúne a informação analisando as necessidades de apoio em 49 atividades quotidianas, agrupadas em 6 escalas.

 
TOM - Inventário de Personalidade e Competências para as Organizações - Edição da versão portuguesa em preparação  

O TOM avalia as motivações que orientam o comportamento laboral. As teorias que serviram de referência para esta prova foram a teoria das necessidades de McClelland e os estudos sobre o pensamento criativo de Berlyne.

O questionário compreende 4 dimensões:

  • Orientação para os resultados (objetivos)
  • Orientação para a inovação
  • Orientação para a liderança
  • Orientação para as relações
 
 


Home ]

Última actualização: 04.02.2016