EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

Home Para cima

ECO - Escolha de Cartões Ocupacionais (Avaliação dos interesses profissionais) 

Correção Manual

ECO

Autor: Lígia Mexia Leitão   

População: Adolescentes e Adultos Classificação: C
Versão: Portuguesa Tempo de Aplicação: Variável
Aplicação: Individual Idade: +14 anos

Descrição Técnica

A ECO utiliza uma metodologia de identificação e clarificação dos interesses vocacionais, assente no desempenho de várias tarefas de escolha, seriação e seleção.

Numa primeira fase de avaliação o sujeito deverá autoavaliar-se e identificar-se com os seis cartões de tipos de personalidade (Realista, Intelectual, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional). Em seguida, exploram-se várias hipóteses vocacionais, através da classificação de 120 cartões com descrições de ocupações profissionais.

A ECO é especialmente recomendada para aquelas situações problemáticas em que o sujeito tem necessidade de recorrer a um apoio mais personalizado. A técnica de exploração utilizada através da ECO possibilita uma clarificação dos interesses do sujeito, ajudando-o a resolver o seu potencial problema. Esta técnica enfatiza a exploração da subjetividade própria de cada sujeito, bem como da sua própria realidade pessoal e de carreira. A ECO inscreve-se num quadro de referência da avaliação dinâmica dos interesses vocacionais.

Descrição Física

A ECO é constituída pelo seguinte material:

  • Manual Técnico
  • Folhas de Registo
  • Folhas de Avaliação
  • Folhas de Balanço
  • Kit de Materiais Estandardizados (6 cartões com tipos de personalidade, 120 cartões com descrições ocupacionais e 3 cartões de preferências)

 

 

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Home ] Para cima ]

Última actualização: 15.10.2015