EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

 

 

 

DRS-2 - Escala de Avaliação da Demência - 2

Novidade

Papel e Lápis
DRS-2
Autor: Paul J. Jurica, Christopher L. Leiten, Steven Mattis
População: Adultos Classificação: C
Versão: Portuguesa Tempo de Aplicação: Idosos normais: 10-15 min – Doentes com demência: 30 a 45 min
Aplicação: Individual Idade: +50 anos

Descrição Técnica

 

A Escala de Avaliação da Demência-2 (DRS-2) fornece uma medida geral de capacidade cognitiva para adultos com alterações neurológicas corticais ou subcorticais de tipo degenerativo. É um dos instrumentos de avaliação de demências mais utilizados, internacionalmente, na prática clínica.

Foi desenvolvida para medir níveis de funcionamento cognitivo baixos, é abrangente em termos de funções cognitivas superiores avaliadas e permite diferenciar diferentes níveis de capacidade em doentes com demência.

É útil na deteção precoce, no diagnóstico diferencial e na classificação de estádio de evolução de demência. Tem uma elevada capacidade de identificação de doentes com demência e simultaneamente tem um baixo nível de falsos positivos. Estudos efetuados demonstram que a DRS-2 é sensível ao declínio cognitivo em doentes com demência grave de tipo Alzheimer e adequada na deteção de défices cognitivos associados com a doença de Parkinson ou para prever alterações nas atividades de vida diária dos doentes de Parkinson.

A DRS-2 é constituída por 36 tarefas e 32 estímulos, organizados em cinco subescalas que permitem obter informação acerca de capacidades específicas:

  • Atenção
  • Iniciação/Perseveração
  • Construção
  • Conceptualização
  • Memória
  • Nível geral do funcionamento cognitivo.

Dentro de cada subescala, as tarefas mais difíceis são apresentadas no início. Em geral, se as primeiras, uma ou duas, tarefas são realizadas com sucesso, atribui-se crédito às tarefas seguintes dessa subescala e prossegue-se para a subescala seguinte. Este procedimento permite a redução do tempo total de aplicação da bateria em indivíduos sem alterações significativas. A administração da DRS-2 a idosos normais demora aproximadamente 10 a 15 minutos. Doentes com demência poderão demorar 30 a 45 minutos para completar a escala.

Descrição Física

A bateria DRS-2 é constituída pelo seguinte material:

  • Manual Técnico
  • Caderno de Estímulos
  • Caderno de Registo
  • Ficheiro de Excel para cálculo das Pontuações Ajustadas e dos Percentis

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Última actualização: 15.10.2015