DECORE

EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

 

 

 

Decore - Avaliação de Riscos Psicossociais

Novo

Correção Online

Autor: L. L. Moreno e J. M. García   
População: Adultos Classificação: B
Versão: Portuguesa Tempo de Aplicação: +/- 15 min
Aplicação: Coletiva Idade: + 18 anos

Descrição Técnica

O questonário DECORE é constituído por 44 itens e avalia um conjunto de aspetos psicossociais em contexto laboral, permitindo a identificação dos setores funcionais que possam estar a vivenciar situações de maior risco contribuindo para um menor desempenho profissional e bem-estar pessoal.

Permite avaliar quatro dimensões, nomeadamente, Controlo, Apoio Organizacional, Recompensas e Exigências Cognitivas, cuja síntese se apresenta:

  • A escala Controlo avalia a possibilidade de os trabalhadores poderem determinar quais as tarefas a realizar e os métodos de trabalho a utilizar e, em geral, todas as decisões que afetam o trabalho em si mesmo. Notas elevadas nesta escala indicam que os trabalhadores percecionam negativamente estes aspetos do trabalho, estando expostos aum maior nível de risco.
  • A escala de Apoio Organizacional avalia as relaçõesboas ou más estabelecidas com os colegas e superviosres. O Apoio Organizacional permite mitigar o stress organizacional e ajudar a motivar os empregados. Um resultado elevado nesta escala indica que os trabalhadores percebem as relações sociais negativas com os colegas e supervisores estando expostos a um maior nível de risco.
  • A escala Recompensas avalia os benefícios que o trabalhador recebe pela sua contribuição para a organização. Elevadas pontuações indicam que os trabalhadores percecionam negativamente este aspeto do trabalho, pelo que estão expostos a um maior nível de risco.
  • A escala de Exigências Cognitivas avalia, tanto em teros quantitativos como qualitativos, os requisitos exigidos ao trabalhador e que estão diretamente relacionados com a produtividade do colaborador. Notas elevadas nesta escala indicam que os trabalhadores percecionam negativamente este aspeto do trabalho, pelo que estão expostos a um maior nível de risco. Esta escala é interpretada de forma diferente das outras três escalas de risco psicossocial. Os níveis de exposição nesta escala são: alerta positiva, alerta negativa e alerta saudável. Não foi estabelecido o nível de exposição "emergência" de risco, contrariamente às restantes escalas, porque a gravidade de estar exposto a valores muito altos ou baixos depende em grande medida às pontuações obtidas nas restantes escalas, principalmente na de Controlo e Recompensas.

A combinação de algumas das escalas permite a determinação de dois índices de desequilíbrio e um índice global de risco.

  • O índice de Desequilíbrio Exigências-Controlo (DEC) representa a relação estabelecida pelo trabalhador entre as exigências e o controlo que tem do seu trabalho. Neste índice, uma alta pontuação indica que o trabalhador está sujeito a elevadas exigências no trabalho e tem pouco controlo sobre o seu trabalho, uma situação que, segundo o modelo Exigências-Controlo, é um risco psicossocial em si mesmo. O índice DEC é obtido a partir das pontuações nas escala Exigências Cognitivas e Controlo.
  • O índice de Desequilíbrio Exigências-Recompensa (DER) representa a relação entre as exigências do trabalho e as recompensas que o trabalhador recebe pelo seu esforço. Uma pontuação elevada neste índice indica que o trabalhador está exposto a altas Exigências e baixas Recompensas. Esta stuação, de acordo com o modelo de Desequilíbrio Exigências-Recompensa, constitui uma das maiores adversidades do ponto de vista do risco psicossocial. É obtido a partir das pontuações nas dimensões Exigências, Recompensas e Apoio Organizacional.
  • O Índice Global de Risco (IGR) leva em conta as pontuações nas escalas do questionário, e é uma medida global de risco. Sua atuação nos diferentes grupos estudados permitiu obter uma visão geral do nível de riscos psicossociais que ocorrem na empresa ou instituição. Uma pontuação alta indica uma situação muito adversa do ponto de vista de riscos psicossociais. O índice IGR é obtido pela soma das pontuações nas quatro escalas.

 

Descrição Física

O teste DECORE é constituído pelo seguinte material:

  • Manual Técnico
  • Folhas de Resposta
  • Código para cotações (correção online)

Este teste é corrigido através da nova plataforma - Testes Psicológicos Online by Cegoc. A aquisição da licença para utilizar esta plataforma tem um custo de 50€ + IVA (23%). Torna-se necessário, por isso, incluí-la na sua encomenda deste teste, caso não a tenha adquirido antes.

 

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Última actualização: 15.10.2015