EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

Home Para cima

BIP - Inventário de Personalidade e Competências para as Organizações

Correção Online

BIP
Autor: Rudiger Hossiep e Michael Paschen 
População: Adultos Classificação: B
Versão: Portuguesa Tempo de Aplicação: +/- 30 min
Aplicação: Individual/Coletiva Idade: + 20 anos

Descrição Técnica

O BIP fornece informações claras e concisas sobre aspectos que permitem predizer a eficácia numa multiplicidade de situações laborais. A introdução de factores, quer motivacionais, quer temperamentais, fazem deste inventário uma ferramenta muito útil nas mais diversas área de gestão de recursos humanos: seleção, gestão de carreiras, coaching, avaliação de competências, diagnóstico organizacional, etc.

O BIP permite ainda calcular 4 índices suplementares que, mais do que preditivos do comportamento, podem servir para abordar determinados temas numa entrevista: Sentimento de Controlo (em termos de impacto nos outros), Mobilidade (em termos da disponibilidade para deslocações e viagens como parte integrante das responsabilidades profissionais), Competitividade e Orientação para o Lazer (em termos da importância relativa dada ao trabalho e ao lazer).

Para além do questionário de auto-avaliação, dispõe ainda de um questionário de hetero-avaliação que permite comparar a auto-imagem com a impressão que outros têm do sujeito.

A utilização conjunta dos dois questionários fornece uma visão do impacto do comportamento nas outras pessoas e, como tal, constitui uma importante fonte de informação que pode ser utilizada em contexto de desenvolvimento.

O BIP pode revelar-se muito útil em situações de entrevista, se for utilizado como base para uma exploração aprofundada de aspetos específicos. Por exemplo, é possível comparar a estrutura motivacional do sujeito com as características da função. As diferentes facetas do comportamento profissional podem ser analisadas e comentadas com o sujeito avaliado para analisar de que modo é que os resultados elevados ou baixos numa dimensão podem refletir-se em situações profissionais específicas ou afetar o comportamento que seria expectável nesses casos.

Descrição Física

O teste BIP é constituído pelo seguinte material:

  • Manual Técnico
  • Caderno de Aplicação (Autoavaliação)
  • Folhas de Resposta (Autoavaliação)
  • Questionário de Heteroavaliação


Este teste é corrigido através da nova plataforma - Testes Psicológicos Online by Cegoc. A aquisição da licença para utilizar esta plataforma tem um custo de 50€ + IVA (23%). Torna-se necessário, por isso, incluí-la na sua encomenda deste teste, caso não a tenha adquirido antes.

 

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Home ] Para cima ]

Última actualização: 09.02.2015