EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

 

 

 

Viva a Matemática! 1º Ano - Volume 2
Viva Matemática 1ºAno-Vol.2
Autores: Alda Carvalho, Carlos Santos e Isabel Pestana
Versão: Portuguesa Classificação: A
   

Descrição Técnica

O projeto Viva a Matemática! consiste na elaboração de livros de matemática para os primeiros anos do ensino básico (1.º ciclo). O modelo didático é fortemente inspirado no bem sucedido método de Singapura, muito bem avaliado nos mais cotados estudos internacionais.

No projeto Viva a Matemática destacam-se três teorias edificadoras:

1) a abordagem Concreto-Pictórico-Abstrato (CPA), que remonta aos trabalhos do psicólogo americano Jerome Bruner, que consiste num cuidado faseamento na passagem de casos concretos ao pensamento abstrato;

2) os estudos sobre o princípios de variabilidade desenvolvidos pelo educador matemático húngaro Zoltán Dienes, que apontam para a necessidade da utilização de diversos exemplos e contextos na aprendizagem de um conceito, assim como múltiplas representações;

3) as ideias defendidas pelo psicólogo inglês Richard Skemp, que sublinham a importância de se estabelecer conexões e de se compreender as relações matemáticas e a sua estrutura, de forma a alcançar um conhecimento profundo e duradouro das matérias. Tudo isto acontece de forma integrada. É dada grande importância à estrutura (ordem), à oralidade e às concretizações/esque-matizações. As páginas são limpas e claras, os problemas são variados, incidindo sobre propósitos bem definidos e obedecendo a categorizações cuidadas. O recurso à resolução de problemas, apoiada em esquematizações várias é uma constante. Toda a estratégia consiste em permitir que as crianças apreendam bases matemáticas fundamentais, tanto ao nível procedimental, como (e em simultâneo) ao nível conceptual.

Apesar de inspirado no método de Singapura, que tem sido aplicado com grande sucesso pedagógico em diversos países do mundo, incluindo Portugal, os Viva a Matemática! seguem o currículo português. Juntamente com os livros para os alunos, estão também disponíveis pequenas brochuras para professores, para que estes possam ler sobre as ideias didáticas subjacentes.

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Última actualização: 19.02.2017