EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

 

 

 

Terapia da Fala e Oralidade - a Esfera Oro-Facial da Criança
Terapia da Fala
Autora: Catherine Thibault
Versão: Portuguesa Classificação: A
Aplicação: Individual  

Descrição Técnica

DISTÚRBIOS E TERAPÊUTICAS

Com pedagogia e demonstração, esta obra propõe uma abordagem original e pioneira da esfera oro-facial, envolvendo a língua e o véu do palato, como órgãos-chave das oralidades alimentar e verbal. A partir de conhecimentos recentes sobre o desenvolvimento da face, o autor propõe uma melhor compreensão das fendas oro-faciais de origem anatómica ou neurológica, como na sequência de Pierre Robin, da sua reparação e vigilância. Mostram que a oralidade alimentar (primária e secundária) e a oralidade verbal (primária pelo grito e secundária pela articulação fonémica) parecem intimamente ligadas face à sua necessidade funcional. O Autor apresenta o tratamento dos distúrbios do comportamento alimentar da criança e salienta as funções pertencentes ao mundo da oralidade como conquista capital na linguagem e da palavra: respiração, ventilação, relação, nutrição (deglutição, mastigação) e expressão (fonação), particularmente na criança que apresenta uma insuficiência velar.

Após uma avaliação precisa dos distúrbios da esfera oro-facial, a relevância ascende à educação gnoso-práxica oral específica (particularmente o tratamento da não-oralidade) e o acompanhamento parental adaptado que daí advém. A reeducação do comportamento neuromuscular da esfera oro-facial, da ventilação nasal, da deglutição será desenvolvida de forma precisa e global.

Esta obra destina-se tanto aos terapeutas da fala e aos profissionais envolvidos no tratamento dos distúrbios da oralidade alimentar e verbal, como aos pais desejosos de melhor apreender as dificuldades da alimentação e da palavra do seu filho.

 

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Última actualização: 19.02.2017