EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

 

 

HomePara cima

Programa de Estimulação de Memória Nível 1 - Estimulação e Manutenção de Funções Cognitivas em Idosos

Novidade

Classificação: A

 Programa Estimulação de Memória Nível 1

Autor: M. A. Maroto
População: Adultos
Versão: Portuguesa Tempo de Aplicação: +/- 90 min por sessão
Aplicação: Individual/Coletiva Idade: + 60 anos

Descrição Técnica

A memória e a idade apresentam uma estreita relação que além de biológica é também de cariz ambiental, social, emocional e comportamental. Com o avançar da idade, as falhas de memória tendem a agravar-se e constituem uma das principais queixas da população idosa, causando grande insegurança e mal-estar.

Os Níveis 1 e 2 do Programa de Estimulação da Memória foram pensados para desenvolver hábitos, técnicas e comportamentos que promovem a manutenção desta faculdade, para além da conservação de outras funções cognitivas, como é o caso da atenção, da fluência verbal, da orientação espacial, da orientação temporal e da criatividade.

Cada um dos níveis é constituído por 12 sessões que incidem sobre exercícios práticos, divertidos e relacionados com atividades diárias.

O Nível 1 destina-se a adultos com mais de 60 anos (sem sintomas de deterioração cognitiva ou com um grau muito ligeiro); poderá ser utilizado com população de idade avançada e com um nível de escolaridade baixo.

Trata-se de um programa de grande utilidade para instituições ligadas à Terceira Idade, nomeadamente, lares, centros de dia, centros de atividades ocupacionais, IPSS, etc.

Descrição Física

O Programa de Estimulação da Memória - Nível 1 é constituído pelo seguinte material:

  • Guia do Utilizador
  • Caderno de Tarefas
  • Caderno de Atividades
  • Acetatos

 

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Última actualização: 17.10.2015