EDIPSICO - edições e investigação em psicologia, Lda.

 

 

 

Aprendizagem da Leitura - Processos Cognitivos, Avaliação e Intervenção

Novo

Aprendizagem Leitura

Autores: Anabela da Cruz Carvalho
Classificação: A
Versão: Portuguesa  

Descrição Técnica

 

 

A leitura é uma das competências fundamentais na vida de todos os seres humanos, condicionando, muitas vezes irremediavelmente, um conjunto alargado de outras aprendizagens. Para os alunos que são leitores fracos ou com dificuldades, a trajetória escolar é frequentemente atribulada e geradora de sofrimento, ainda que beneficiem de regime educativo especial. Mesmo depois de terminar a escola, as dificuldades na leitura continuam a impor-lhes constrangimentos pela vida fora, com uma consequente diminuição da qualidade de vida. Neste âmbito, a avaliação atempada do desenvolvimento e das competências de leitura é decisiva para a identificação dos alunos com problemas, sendo também essencial para a programação dos alunos com problemas, sendo também essencial para a programação de uma intervenção bem sucedida.

 

O objetivo essencial desta obra é ajudar os educadores em geral (professores, técnicos e pais) a conhecer de forma mais aprofundada os processos cognitivos que subjazem à leitura do ponto de vista desenvolvimentista, a identificar os processos que se encontram deficitários e a aplicar formas de intervenção que promovam, junto das crianças mais e melhores competências leituras.

 

Autora: Anabela da Cruz Carvalho doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Coimbra, Psicóloga no Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Viseu, docente da Universidade Católica nos cursos de Especialização em Educação Especial, autora do Teste de Avaliação da Precisão e Fluência de leitura – O Rei.

Fechar Janela

 

 

 

 

 

 

Última actualização: 15.10.2015